EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO CONTORNO VIÁRIO DE FLORIANÓPOLIS COMPLETA CINCO ANOS

EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO CONTORNO VIÁRIO DE FLORIANÓPOLIS COMPLETA CINCO ANOS

Programa realiza ações em escolas de quatro municípios e já soma cerca de 7 mil participantes

O Programa de Educação Ambiental (PEA) do Contorno Viário de Florianópolis é realizado desde 2015 nos quatro municípios que estão na rota da futura rodovia em construção: São José, Biguaçu, Palhoça e Governador Celso Ramos. Os trabalhos do PEA são realizados prioritariamente com professores, pais e alunos, além de ações junto às comunidades vizinhas, e têm foco em atividades voltadas às boas práticas de preservação ambiental aliadas a técnicas pedagógicas.

Entre os centros de ensino que participam do programa está a Escola Califórnia, no bairro Alto Forquilhas, em São José. A diretora, Denise Dias, conta que as ações relacionadas à prevenção de desmatamento, poluição, resíduos e alimentação foram as que mais se destacaram entre os alunos. “Todas as ações ajudaram na conscientização dos trabalhos realizados e levados para além do espaço escolar. É visível que a maioria dos alunos que participaram das ações aprenderam e reproduzem isso no ambiente Escolar e acredito que em casa também”, pontua.

Segundo Daniela Bussmann, coordenadora de meio ambiente da Arteris Litoral Sul, as ações realizadas nas escolas são uma forma de conscientizar as comunidades, alunos, professores e responsáveis em relação às boas práticas de preservação do meio ambiente. “O Programa de Educação Ambiental nas escolas está dentro dos Programas Ambientais do Contorno Viário de Florianópolis que tem como objetivo minimizar os impactos causados pelas obras realizadas nas regiões de abrangência do contorno”, aponta Bussmann.

Números do Programa:

Ao longo dos 5 anos de atuação, o Programa de Educação Ambiental do Contorno Viário de Florianópolis somou cerca de 7 mil participantes, além de:

  • 17 escolas atendidas
  • 000 alunos
  • 303 professores
  • 700 pais e responsáveis

Para 2020, será dada ênfase a ações junto à comunidade extraescolar, com temas levantados pela própria comunidade por meio de um diagnóstico de demandas que estão sendo levantadas pelas equipes da concessionária e consultoria que executa as atividades do programa. Com os temas consolidados, serão realizadas oficinas educativas ao longo do ano.