LITORAL SUL DOA MUDAS PARA RECUPERAÇÃO AMBIENTAL

LITORAL SUL DOA MUDAS PARA RECUPERAÇÃO AMBIENTAL

As 50 mudas nativas doadas são provenientes do Programa de Resgate de Flora das obras do Contorno Viário de Florianópolis.

Jerivá, Carobinha, Timbaúva e Pitangueira são algumas das espécies nativas das 50 mudas doadas pela Litoral Sul destinadas a recuperar uma área no município de Águas Mornas, na região da Grande Florianópolis. No local, estavam plantadas árvores de pinus, espécie que não é pertencente ao ecossistema da Mata Atlântica e prejudica o desenvolvimento da flora nativa.

As mudas doadas pela concessionária são produzidas no âmbito do Programa de Resgate de Flora do Contorno Viário de Florianópolis, que tem como uma das atividades a coleta de sementes de árvores (resgate de germoplasma) que são retiradas em função da construção da rodovia. O trabalho é muito importante, pois resguarda amostras significativas da diversidade da flora da região e ainda gera a produção de mudas, como as doadas para recuperação ambiental.

O plantio das mudas em Águas Mornas será acompanhado pela equipe de flora e mensalmente será realizado o monitoramento para verificar o desenvolvimento das plantas.