Cuidados com a flora e fauna

Arteris
Cuidados com a flora e fauna

Nos dias 06 e 07 de maio mais de 150 trabalhadores do Contorno de Florianópolis participaram da palestra: Cuidados com a Flora e Fauna. O encontro foi ministrado pela empresa MBP engenharia, em função do Subprograma de Educação Ambiental para Trabalhadores (PEAT) proposto dentro do Programa de Educação Ambiental da obra.

O principal objetivo é a valorização e conservação da flora e fauna silvestre local, utilizando a Educação Ambiental como ferramenta mitigadora. Essa atividade foi concretizada em duas etapas distintas: teórica e experimental. Na primeira foi repassado aos participantes a informações referentes à flora e fauna da região, como por exemplo: princípios ambientais, flora ameaçada de extinção, animais criticamente em perigo, programas ambientais executados na obra em relação à flora e fauna e a lei de crimes ambientais.

Em um segundo momento, os trabalhadores tiveram a oportunidade de observar e aprender sobre os hábitos de animais presentes no entorno da obra com a exposição de animais taxidermizados. A taxidermia é uma técnica muito antiga, iniciada pelos egípcios acerca de 2.500a.c. Apesar de ter registro na antiguidade, ela é nos dias atuais é uma moderna ferramenta no auxílio do ensino da educação ambiental. Essa técnica retrata os animais, antes vistos somente na natureza, livros, ou em zoológicos, trazendo-os para a vivência em sala de aula, palestras ou reuniões, permitindo com que as pessoas tenham um maior entendimento sobre a fauna.

A dinâmica favoreceu o aprendizado dos trabalhadores, proporcionando por intermédio da experimentação direta, laços da natureza com o homem. Essa combinação é importante porque pode ser um embasamento de novos valores que incluam a consciência ecológica e qualidade de vida.