Autopista Litoral Sul faz monitoramento em veículos movidos à diesel.

Arteris
Autopista Litoral Sul faz monitoramento em veículos movidos à diesel.

Medida faz parte do Plano de Controle de Poluição Veicular dos veículos usados na construção do Contorno Rodoviário.

Os veículos de carga que fazem o processo de entrada e saída dos materiais na obra do Contorno Rodoviário de Florianópolis passaram por vistorias nos dias 20 e 21 de outubro. O teste para verificar os níveis de emissão de fumaça foi realizado pela Fetrancesc por meio de equipamentos específicos para medir os poluentes presentes na fumaça. Este procedimento é exigido por lei, conforme resolução do Conselho Nacional de Transportes (Contran) e fiscalizado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

Na ocasião, foram analisados 14 caminhões pelo técnico ambiental de transportes da Fetrancesc, Sérgio Adriano Machado. “Este é um processo que deve ser realizado em todas as obras e não é demorado, cada veículo levou dez minutos para ser inspecionado”, conta o técnico. Normalmente os caminhões reprovados recebem um prazo para retornar em melhores condições e passar pelo mesmo processo.

O processo deve ser realizado a cada quatro meses em todos os caminhões. Caso o veículo esteja irregular, o motorista pode receber multa considerada infração grave e perder cinco pontos na carteira.