ALUNOS DE SÃO JOSÉ SÃO PREMIADOS PELA AUTOPISTA COM PASSEIO NO PARQUE DO RIO VERMELHO E PROJETO TAMAR

Arteris
ALUNOS DE SÃO JOSÉ SÃO PREMIADOS PELA AUTOPISTA COM PASSEIO NO PARQUE DO RIO VERMELHO E PROJETO TAMAR

Crianças participaram do Programa de Educação Ambiental do Contorno Viário de Florianópolis e fizeram o melhor trabalho entre as escolas participantes.

Um grupo de 27 alunos da Escola de Ensino Fundamental Califórnia, de São José, teve uma programação diferente do que estão acostumados em sala de aula. As crianças, com idades entre sete e oito anos, saíram da sala de aula e visitaram o Parque Estadual do Rio Vermelho e o Projeto Tamar, tendo a oportunidade de conhecer animais que antes só tinham visto nos livros da escola.  O passeio foi resultado de uma premiação após o grupo ter desenvolvido um projeto relacionado ao campo de atuação do Programa de Educação Ambiental da Autopista, no âmbito da construção do Contorno Viário.

O trabalho vencedor foi selecionado por diretores da Arteris, empresa controladora da concessionária. Os estudantes da Escola de Ensino Fundamental Califórnia, localizada na região de Forquilhas, fizeram um trabalho sobre a importância do equilíbrio ecológico que os animais silvestres desempenham na cadeia alimentar.

Na trilha do rio vermelho as crianças puderam conhecer aves, répteis e mamíferos, como macacos, corujas, e araras de diversas espécies. O guarda ambiental do parque explicou a origem de cada animal, enriquecendo a experiência dos estudantes. Já no projeto Tamar, os alunos se encantaram com as tartarugas marinhas.

A estudante Nicolly de Oliveira, de sete anos, era uma das mais empolgadas e curiosas. “Eu vou chegar em casa e contar para os meus pais tudo o que eu aprendi, que temos que cuidar dos animais silvestres e também das tartarugas pequenas e grandes”, destacou a pequena. Para a professora Cláudia Felipe, a visita foi muito importante porque os alunos aprenderem na prática o que viram no colégio como teoria. “É muito gratificante ver as crianças participando, interagindo e esclarecendo dúvidas. Esse passeio complementou tudo o que vimos em sala de aula, tenho certeza que foi uma experiência muito rica para eles”, explicou a educadora.

A Educação Ambiental do Contorno Viário de Florianópolis é desenvolvida pela equipe de Meio Ambiente da Autopista e pela empresa terceirizada Avistar Engenharia. As ações e projetos abordam temas relacionados às obras do Contorno Viário de Florianópolis, Segurança no Trânsito, Meio Ambiente, Reciclagem e Fauna para alunos do Ensino Fundamental de oito escolas da região de abrangência da nova rodovia.