Arteris Litoral Sul conclui a escavação da pista norte do Túnel 1 do Contorno Viário de Florianópolis

Arteris Contorno Florianópolis
Arteris Litoral Sul conclui a escavação da pista norte do Túnel 1 do Contorno Viário de Florianópolis

Com esse avanço, esse é o segundo túnel da obra a registrar a escavação completa das duas pistas

Na tarde desta segunda-feira, 25 de julho, a Arteris Litoral Sul registrou mais um importante marco no avanço das obras do Contorno Viário de Florianópolis, o vazamento da pista norte do Túnel 1, no município de Palhoça. Com isso, esse é o segundo túnel do Contorno a ter a escavação subterrânea concluída nas duas pistas, já que a escavação completa da pista sul desse dispositivo ocorreu em maio deste ano, e o túnel 4, entre os municípios de Biguaçu e São José, registrou a conclusão da escavação das duas pistas em março.

O momento que marcou o encontro das duas frentes de trabalho foi acompanhado pelo diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale Rodrigues, que foi responsável por acionar o dispositivo que fez a última detonação. O diretor também fez uma visita técnica e percorreu os 50kms da futura rodovia. A autorização da ANTT para o início das obras dos túneis do Contorno ocorreu em dezembro de 2020, quando iniciaram os trabalhos de supressão vegetal, seguido da construção dos emboques e início das escavações.

O diretor de operações da Arteris Litoral Sul, Cesar Sass, destaca a importância de concluir mais essa etapa. “Temos um compromisso com a sociedade catarinense, que é a entrega do Contorno Viário em dezembro de 2023. Concluir a escavação subterrânea do segundo túnel do Contorno é mais uma prova da dedicação da concessionária com esse projeto, que é a maior obra de infraestrutura rodoviária em andamento no Brasil”, comenta.

O Contorno Viário conta com a construção simultânea de quatro túneis duplos, e o túnel 1 é o maior deles, com 970 metros de extensão em cada pista, altura variada de 10 a 12 metros, e 15 metros de largura. Esse dispositivo tem duas faixas de rolamento, acostamento e rotas de fuga para pedestres. Além disso, ele tem uma particularidade, que é o fato de ser em curva, o que traz um desafio ainda maior em relação à topografia, já que é preciso fazer com que os túneis se interliguem sem desvio.

A partir de agora, as obras na pista norte do túnel 1 avançam para as fases de escavação do rebaixo (base do pavimento) e revestimento do túnel, que permitirão a pavimentação e a instalação dos sistemas de ventilação, sinalização e monitoramento.

O Contorno Viário de Florianópolis será uma via expressa de 50 km e além dos quatro túneis duplos, contará com seis acessos por trevos, 14 pontes e mais de 20 passagens em desnível. Já foram concluídas quatro pontes, sete passagens em desnível, um trevo completo e 11km de pavimentação.

Além dos trabalhos nos túneis, em toda a extensão da obra estão em andamento serviços de drenagem, terraplanagem, construção de obras de artes especiais, como túneis, viadutos e trevos.