Autopista apóia construção do Plano de Manejo do Parque dos Sabiás

Arteris
Autopista apóia construção do Plano de Manejo do Parque dos Sabiás

Concessionária está desenvolvendo o documento em parceria com a Fundação do Meio Ambiente de São José

A Autopista Litoral Sul, em parceria com a Fundação de Meio Ambiente do Município de São José, está desenvolvendo o Plano de Manejo do Parque Temático Ambiental dos Sabiás, conhecido como “Parque dos Sabiás”.

A unidade de conservação foi criada no ano 2000 e está localizada no Bairro Forquilhas, em São José. Ao todo, são 35 hectares de floresta de Mata Atlântica em avançado estágio de desenvolvimento, onde vivem muitas espécies de animais característicos desse ecossistema. Nas dependências do parque estão a Escola do Meio Ambiente de São José, uma Trilha Interpretativa e um Viveiro Florestal que produz mudas para a comunidade.

O Plano de Manejo é um documento criado de forma participativa, envolvendo em seu processo de elaboração a comunidade, pesquisadores, técnicos, funcionários do parque, da Escola do Meio Ambiente e da Fundação de Meio Ambiente do município.

Até o momento, já foram realizadas três atividades participativas para construção do Plano. A “Reunião do Grupo de Interesse”, que teve como objetivo apresentar as diretrizes metodológicas utilizadas na elaboração do documento. O “Seminário com Pesquisadores”, que contou com a participação de lideranças locais, apresentando a visão da comunidade em relação ao Parque, seus anseios e desejos. E a terceira atividade, que foi a “Apresentação do Diagnóstico e Oficina de Planejamento Participativo”.

Atualmente, está sendo desenvolvida a etapa de Planejamento, que irá compor a normatização do Plano de Manejo do Parque dos Sabiás, dando as orientações necessárias para sua manutenção, de acordo com os objetivos e diretrizes pré-estabelecidas. Finalizando esta etapa, o material produzido será apresentado em uma nova atividade participativa, intitulada “Apresentação do Plano de Manejo”.

Escola do Meio Ambiente é destaque

A Escola Municipal de Meio Ambiente de São José atua com Educação Ambiental desde a abertura do Parque, há 15 anos, recebendo alunos do Ensino Fundamental da cidade e promovendo ações junto à comunidade. Somente em 2015, a iniciativa rendeu quatro premiações: Prêmio Expressão de Ecologia 2015, Prêmio Instituto Guga Kuerten, Prêmio Educador Inovador e Prêmio Fritz Muller.

Para saber mais:

O plano de manejo é um documento consistente, elaborado a partir de diversos estudos, incluindo diagnósticos do meio físico, biológico e social. Ele estabelece as normas, restrições para o uso, ações a serem desenvolvidas e manejo dos recursos naturais da Unidade de Conservação, seu entorno e, quando for o caso, os corredores ecológicos a ela associados, podendo também incluir a implantação de estruturas físicas dentro da UC, visando minimizar os impactos negativos sobre a UC, garantir a manutenção dos processos ecológicos e prevenir a simplificação dos sistemas naturais.

Fonte: Portal do Ministério do Meio Ambiente (http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/unidades-de-conservacao/plano-de-manejo)