AUTOPISTA APRESENTA GESTÃO AMBIENTAL DAS OBRAS DO CONTORNO VIÁRIO PARA ALUNOS DA UNISUL

Arteris
AUTOPISTA APRESENTA GESTÃO AMBIENTAL DAS OBRAS DO CONTORNO VIÁRIO PARA ALUNOS DA UNISUL

Estudantes das engenharias Civil e Ambiental da Universidade do Sul de Santa Catarina tiveram a oportunidade de saber como funciona na prática a rotina da gestão ambiental de uma obra.

A equipe de Meio Ambiente da Autopista Litoral Sul que atua nas obras do Contorno Viário de Florianópolis apresentou para alunos das engenharias Civil e Ambiental da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) o processo de Gestão Ambiental das obras da nova rodovia. O convite para participar da semana acadêmica e de interação com os alunos partiu da própria instituição. Entre os assuntos apresentados, o foco foi a dinâmica de implementação dos 13 programas ambientais em desenvolvimento, além de sete subprogramas e também o Componente Indígena. Além disso, o histórico do processo de licenciamento do Contorno Viário e vídeos da obra também foram apresentados. Aproximadamente 25 estudantes participaram da palestra, que ocorreu no Campus Pedra Branca, em Palhoça.

Durante a palestra, que durou cerca de duas horas, a bióloga e analista de Meio Ambiente da Autopista, Marília Dordete, esclareceu diversas dúvidas dos alunos. “Esse tipo de trabalho é muito enriquecedor, uma vez que é possível realizar essa troca de informações com os futuros profissionais, além de poder esclarecer a complexidade dos trabalhos referentes ao Contorno e que vão muito além das obras”, destacou a bióloga.

Para a professora Anelise Leal Cubas, coordenadora da área tecnológica dos cursos de engenharia da universidade, “a participação intensa dos estudantes, com diversas perguntas sobre os trabalhos nas obras do Contorno, mostra o sucesso deste tipo de encontro, em que é possível conhecer a profissão com o olhar do mercado,” explicou.

O engenheiro ambiental e atualmente aluno do curso de engenharia civil, Michel Rodolfo Seemann, explicou que a palestra foi muito importante para a compreensão das atividades desenvolvidas com a construção do Contorno. “Acompanhamos a construção do contorno e é muito bom saber que programas e condicionantes estão sendo cumpridos integralmente, que a empresa fiscaliza e cobra das empreiteiras a execução de todas as normas, resoluções e portarias. Como estudante da área e cidadão estou muito satisfeito”, descreveu o aluno.

Para conhecer os programas e subprogramas em desenvolvimento na implantação do contorno de Florianópolis, visite o site www.contornodeflorianopolis.com.br.