AUTOPISTA CAPACITA PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Arteris
AUTOPISTA CAPACITA PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Ao todo, serão capacitados aproximadamente 230 professores. Conteúdos dos treinamentos serão repassados para alunos dos municípios por onde o Contorno Viário de Florianópolis irá passar

Professores de oito escolas da rede municipal de ensino de Governador Celso Ramos, Biguaçu, São José e Palhoça, municípios por onde o Contorno Viário de Florianópolis passará, estão participando ao longo deste mês de um treinamento de Educação Ambiental. As palestras duram cerca de uma hora e trinta minutos e são ministradas pela equipe de Educação Ambiental da Autopista Litoral Sul. Os assuntos abordados nos encontros abrangem uma atualização das obras da nova rodovia e temas tradicionais da Educação Ambiental como fauna, flora, resíduos sólidos, água, comunidades indígenas, mobilidade urbana, entre outros

O projeto, batizado de Circuito Ambiental, está em seu segundo ano e também envolve ações com estudantes. É coordenado pela equipe de Meio Ambiente da concessionária e visa desenvolver atividades educativas na região onde está sendo construído o Contorno. As atividades iniciaram no dia 27 de abril, com mais de 30 professores do Centro Educacional Municipal Santa Terezinha, de São José, e seguem durante todo o mês de maio. Serão capacitados 230 professores, que terão a oportunidade de repassar os conhecimentos adquiridos aos seus alunos.

Para o professor Léo Peixoto, do CEM Santa Terezinha, o treinamento é importante porque estimula os professores a terem outras ideias. “Já trabalhamos a Educação Ambiental em sala de aula, mas o treinamento explora o tema de forma que podemos melhorar a abordagem”, explicou o professor.

Anabelle Barroso de Paiva, professora de ciências e formadora da prefeitura de Palhoça, salienta que esses encontros contribuem muito para a formação continuada dos professores. “Essa capacitação com a equipe da Autopista além de ser uma ótima oportunidade para repassar aos professores o andamento das obras do Contorno, é uma grande troca de experiências. Os professores irão conseguir passar melhor aos alunos do que se trata a nova rodovia, e com as informações do Programa de Educação Ambiental podem incrementar a interdisciplinaridade nas aulas”, destacou.

Capacitação de professores de ciências de Palhoça
Capacitações do Programa Circuito Ambiental acontecem no mês de maio.
Capacitação de professores de ciências de Palhoça
Professores de Ciências de Palhoça discutem Educação Ambiental em capacitação