AUTOPISTA JÁ REPASSOU 13 MIL MUDAS DE ÁRVORES NATIVAS PARA RESTAURAÇÃO AMBIENTAL

Arteris
AUTOPISTA JÁ REPASSOU 13 MIL MUDAS DE ÁRVORES NATIVAS PARA RESTAURAÇÃO AMBIENTAL

Mudas são produzidas a partir da coleta de sementes de árvores nativas retiradas em função das obras do Contorno Viário de Florianópolis.

As doações de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica ocorrem desde 2014 e, ao todo, já foram repassadas 13 mil plantas a instituições ligadas ao Meio Ambiente. A última doação ocorreu no dia 26/07, quando a Autopista Litoral Sul entregou mais de 4.500 mudas para a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (FLORAM). As plantas serão utilizadas para recuperar áreas degradadas e que precisam de restauração ambiental. Além da FLORAM, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas e o Horto Florestal de Palhoça estão entre as entidades que receberam as mudas. Ao todo, oito espécies fizeram parte da doação para a FLORAM. Entre as mais conhecidas estão o Ipê-Amarelo, Canela da Praia e Tucaneira.

A ação da concessionária faz parte do Programa de Resgate de Flora do Contorno Viário de Florianópolis, onde é realizada a coleta de sementes de árvores (resgate de germoplasma) que foram suprimidas em função da construção da nova rodovia. O trabalho é muito importante, pois resguarda amostras significativas da diversidade da flora da região. Antes da supressão das árvores, o material reprodutivo (sementes e frutos) é retirado e, usando metodologia específica apresentada nos estudos e planos ambientais do Contorno, são produzidas as mudas em um viveiro florestal.

Para a Autopista Litoral Sul, ir além das obrigações legais na execução dos programas relacionados à implantação do Contorno Viário e conseguir colaborar com a preservação do ecossistema ressalta o compromisso da empresa com o Meio Ambiente. Marcelo Modolo, superintendente do Contorno Viário, ressalta: “buscamos evitar ao máximo os impactos da obra tanto no meio ambiente como nas comunidades, para a Autopista os programas desenvolvidos são muito mais que uma obrigação do licenciamento”, completou.

2016-07-26 - DOAÇÃO DE MUDAS PARA FLORAM
Plantas serão utilizadas para recuperação de áreas degradadas