Autopista Litoral Sul repassa mudas de árvores nativas para restauração ambiental

Arteris
Autopista Litoral Sul repassa mudas de árvores nativas para restauração ambiental

A ação faz parte dos programas ambientais em função das obras do Contorno Viário de Florianópolis

A Autopista Litoral Sul doou ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas 1260 mudas nativas, sendo 1000 ipês amarelos, 60 tanheiros e 200 palmitos. As plantas foram entregues na sexta-feira (18/03) e vão ser utilizadas dentro do programa de restauração ambiental realizado pela entidade. A ação faz parte do Programa de Resgate de Flora, onde é realizada a coleta de sementes de árvores que foram suprimidas em função das obras do Contorno Viário de Florianópolis.

O Comitê, após um diagnóstico nas áreas degradadas, elabora um projeto e viabiliza técnicas de recuperação, uma delas é por meio de plantio direto de mudas nativas.

“Atualmente são 47 propriedades cadastradas nesse projeto de restauração. Temos, aproximadamente, nove hectares de mata ciliar em processo de recuperação e já plantamos 4.922 mudas. A doação dessas mudas pela Autopista é extremamente importante, uma vez que existem ainda muitas áreas para recuperar e vai auxiliar na restauração ambiental em 14 municípios da região”, comenta o Engenheiro de Aquicultura e assessor ambiental do Comitê, Tiago Manenti Martins.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas é formado por um grupo de pessoas que se reúne para discutir sobre o uso e preservação da água. O Comitê faz parte dos Sistemas Nacional e Estadual de gerenciamento dos Recursos Hídricos.

Para a Autopista Litoral Sul, ir além das obrigações legais na execução dos programas relacionados à implantação do Contorno Viário e conseguir colaborar com a preservação do ecossistema da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas ressalta o compromisso da empresa com o Meio Ambiente. Daniela Bussmann, coordenadora de meio Ambiente da concessionária, observa que “as espécies exóticas são a segunda maior causa da perda de habitat. A restauração desses habitats por plantas nativas resulta em uma série de benefícios, traz equilíbrio para a biodiversidade e beneficia a fauna e a flora local”, explica.

 

Doação de Mudas
Autopista entrega mais de 1200 mudas ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas
Doação de Mudas
A ação faz parte do Programa de Resgate de Flora, entrega de mudas ocorreu no dia 18 de março.