Construção dos emboques e chegada de máquinas permitem a escavação dos túneis

Arteris Contorno Florianópolis
Construção dos emboques e chegada de máquinas permitem a escavação dos túneis

Um dos pontos tecnicamente mais complexos da construção do Contorno Viário de Florianópolis é a construção dos quatro túneis duplos, que estão em andamento nos trechos Sul e Intermediário. A primeira etapa de obras para a construção do túnel é a execução das contenções dos emboques, que irão permitir as futuras escavações subterrâneas.  A construção dos emboques já iniciaram nos túneis do Contorno Viário. 

“Cada etapa da obra segue rigorosos padrões de segurança, como o controle de entrada e saída de pessoas das áreas dos túneis, o bloqueio de áreas que possam ser perigosas e a instalação de caminhos seguros para trânsito dos trabalhadores envolvidos na obra”, explica o gerente de obras subterrâneas do Contorno Viário, Cláudio Kazuo Miyazato. 

Equipamentos de perfuração dos túneis chegam à obra

Máquinas como essa são utilizadas nas mais modernas obras de infraestrutura do mundo

No último mês, chegaram à obra do Contorno as duas primeiras máquinas de perfuração dos túneis, popularmente conhecidas como Jumbo. Tratam-se de perfuratrizes modernas, utilizadas em grandes obras de infraestrutura em todo mundo, garantindo mais agilidade para a execução dos trabalhos de escavação subterrânea.