EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO CONTORNO VIÁRIO DE FLORIANÓPOLIS É DESTAQUE EM EVENTO NACIONAL

Arteris
EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO CONTORNO VIÁRIO DE FLORIANÓPOLIS É DESTAQUE EM EVENTO NACIONAL

 Autopista Litoral Sul apresentou três painéis no V Congresso Nacional de Educação Ambiental e Planejamento Territorial. Evento ocorreu no Ceará e reuniu participantes de todo o País.

Com os temas “A sequência didática em projetos de Educação Ambiental: uma proposta metodológica”, “Circuito de Atividades Temáticas em escolas Municipais na Grande Florianópolis: A Educação Ambiental Aplicada” e “Metodologias e práticas sequenciais de Educação Ambiental em comunidades na Grande Florianópolis”; a equipe de Meio  Meio Ambiente da Autopista Litoral Sul que atua no Contorno de Florianópolis participou do V Congresso Nacional de Educação Ambiental e Planejamento Territorial, que ocorreu entre os dias 8 e 11 de junho em Fortaleza, no Ceará.

Os artigos científicos foram apresentados em formato de painel e avaliados por professores da Universidade Federal do Ceará, recebendo visitação de alunos, professores de outras instituições, além de convidados. Ao visitarem os painéis, os participantes tiveram a oportunidade de questionar e discutir acerca dos artigos apresentados.

Os temas tiveram o Programa de Educação Ambiental do Contorno de Florianópolis (PEA) como fonte e inspiração e a iniciativa partiu da Coordenadora de Meio Ambiente, Daniela Bussmann, que incentivou a equipe a produzir artigos científicos como resultado do trabalho desenvolvido. O conteúdo foi construído em parceria com a empresa Avistar Engenharia, contratada para execução do PEA, e submetido à organização do Congresso, que escolheu os três artigos como participantes dos painéis.

A bióloga e Analista de Meio Ambiente da Autopista, Marília Dordete da Silva, foi quem apresentou os artigos durante o evento, com o apoio da bióloga Cássia Padilha e da Jornalista Renata Muzzolon, ambas da Avistar. Para Marília, além da oportunidade de compartilhar informações no meio acadêmico e detalhar na prática como atuar profissionalmente com a Gestão Ambiental, foi possível trocar experiências com outros participantes. “Foi gratificante e de grande valia para a continuação dos Projetos de Educação Ambiental no Contorno Rodoviário de Florianópolis ouvir experiências novas de trabalhos realizados em outros estados brasileiros, cada um com suas dificuldades. Além disso, percebemos que o direcionamento nos trabalhos de Educação Ambiental do Contorno está sendo realizado de maneira correta”, destacou a bióloga

Saiba mais sobre os painéis apresentados:

Titulo: A sequência didática em projetos de Educação Ambiental: uma proposta metodológica.

Trata-se de uma proposta metodológica para as atividades de Educação Ambiental.  No trabalho apresentado, foi descrita a metodologia executada no Programa de Educação Ambiental do Contorno de Florianópolis, em que demonstra que Educação Ambiental não está somente nas campanhas pontuais, como eventos de Dia da Árvore, do Meio Ambiente, Dia da Água e outras, mas dentro de uma sequência de atividades na busca de resultados concretos com os educandos. As atividades são sobre diversos assuntos, como: A obra do contorno, fauna, flora, resíduos, biodiversidade, diversidade cultural, ambiente urbano, segurança no trânsito, etc.

Titulo: Circuito de Atividades Temáticas em escolas Municipais na Grande Florianópolis: A Educação Ambiental Aplicada

Neste artigo, foi apresentada a metodologia e os resultados das atividades de Educação Ambiental executadas com os professores e alunos de oito escolas participantes do Programa no ano de 2015.

Titulo: Metodologias e práticas sequenciais de Educação Ambiental em comunidades na Grande Florianópolis 

Este artigo descreve a metodologia aplicada nas comunidades da Área de Influência Direta (AID) do Contorno, assim como a apresentação dos resultados do Programa com a comunidade no ano de 2015.  Para a realização dessas atividades, foi utilizado o espaço escolar e em várias  ocasiões, a comunidade foi convidada a participar de eventos dentro da escola, com oficinas de Educação Ambiental.

Apresentação de painéis sobre Educação Ambiental em congresso nacional
Temáticas apresentadas em congresso abrangeram os resultados das atividades de Educação Ambiental do Contorno Viário de Florianópolis