Escavações subterrâneas do túnel 1 começam nesta semana

Arteris Contorno Florianópolis
Escavações subterrâneas do túnel 1 começam nesta semana

Para marcar o início das escavações subterrâneas no emboque do Túnel 1 do Contorno Viário de Florianópolis, o pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus de Nazaré, Leandro Rech, foi convidado a fazer uma bênção aos trabalhadores e a todo o empreendimento. Também foi colocada uma imagem de Santa Bárbara, padroeira dos tuneleiros e mineradores, no emboque, prática comum das obras de túneis no Brasil.

O padre esteve no canteiro de obras na última sexta-feira, dia 14, e conversou com os trabalhadores envolvidos na escavação do túnel. “Foi um momento positivo para toda equipe. Trabalhamos com muita fé e ficamos felizes de receber essa bênção, motiva ainda mais a equipe e é um marco importante nesta etapa das obras do Contorno Viário”, destaca o superintendente de investimentos do Contorno Viário, Marcelo Módolo.

Na última semana foi concluída a construção de um túnel falso, estrutura com tela e concreto projetado que antecede o início das escavações subterrâneas. O gerente de obras subterrâneas do Contorno Viário, Cláudio Kazuo, explica que essa fase é um marco na construção do Contorno. “Com a finalização dos túneis falsos iniciamos as escavações subterrâneas do túnel, que começam na próxima semana.”

Nos outros três túneis, avançam os serviços de terraplenagem e contenção dos taludes dos emboques, para que depois sejam montados os túneis falsos que irão permitir as escavações.

Sobre o Contorno

O Contorno de Florianópolis é um dos maiores projetos de infraestrutura do País, com investimentos totais de R$ 3,7 bilhões. No pico dos trabalhos, serão 3,2 mil funcionários. Quando concluído será um corredor expresso com 50km de extensão em pista dupla, que vai permitir que o tráfego de longa distância do Corredor do Mercosul não precise cruzar áreas urbanas da região metropolitana da capital catarinense. Saiba mais em www.contornodeflorianopolis.com.br.