Estudantes de engenharia do IFSC visitam o Contorno

Arteris Contorno Florianópolis
Estudantes de engenharia do IFSC visitam o Contorno

Nesta quinta-feira, dia 26, o Contorno Viário de Florianópolis recebeu a visita de um grupo de estudantes do sétimo, oitavo e nono período de engenharia civil do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Florianópolis. Os alunos estavam acompanhados do professor das disciplinas de projeto geométrico de estradas e pavimentação de estradas, Fábio Krueger da Silva.

Após uma apresentação da obra feita na Universidade pelo Diretor de Operações Sul da Arteris, Cesar Sass, o grupo visitou a área do túnel 1 do Contorno, que recentemente teve o encontro das duas frentes de trabalho na pista sul, e acompanhou atividades de desmonte de rocha e outros serviços necessários para o andamento da obra.

“É muito importante termos a possibilidade de virmos acompanhar, o aluno vê a prática do que comentamos em sala de aula. Aliar essa teoria à prática é fundamental na formação do profissional. Poder ver todas as técnicas faladas é certamente enriquecedor”, comenta o professor.

Tainá Santos da Silva, estudante da sétima fase, foi escolhida, por meio de um sorteio, para acionar o explosivo em uma atividade de desmanche de rocha. “Foi emocionante”, comenta. Sobre a visita, ela completa: “Pudemos conhecer todo o contexto da obra, toda a logística por trás, a preocupação com o que estava antes aqui antes, e toda a parte técnica e os procedimentos de cada etapa da obra”.

“Para nós, é uma satisfação receber estes jovens que iniciam suas caminhadas na engenharia, estamos sempre dispostos a mostrar o trabalho que estamos desenvolvendo no Contorno. É uma atividade que agrega conhecimento para todos os envolvidos”, destaca Cesar Sass.

A visita também foi acompanhada por Egídio Martorano, Secretário-executivo da Câmara de Transporte e Logística da FIESC. “Ter a percepção real de toda a tecnologia que envolve um túnel desta dimensão é muito importante para estes estudantes, além do que se aprende e imagina em sala de aula”, comentou.

Grupos interessados em conhecer o Contorno podem agendar visitas por meio deste link.

Sobre o Contorno

O Contorno de Florianópolis é um dos maiores projetos de infraestrutura do País, com investimentos totais de R$ 3,7 bilhões. No pico dos trabalhos, serão 3,2 mil funcionários. Quando concluído será um corredor expresso com 50km de extensão em pista dupla, que vai permitir que o tráfego de longa distância do Corredor do Mercosul não precise cruzar áreas urbanas da região metropolitana da capital catarinense. Saiba mais em www.contornodeflorianopolis.com.br.