ESTUDANTES DE SÃO JOSÉ SÃO PREMIADOS PELA AUTOPISTA COM PASSEIO EDUCATIVO À FORTALEZA DE ANHATOMIRIM

Arteris
ESTUDANTES DE SÃO JOSÉ SÃO PREMIADOS PELA AUTOPISTA COM PASSEIO EDUCATIVO À FORTALEZA DE ANHATOMIRIM

Adolescentes participaram do Programa de Educação Ambiental do Contorno Viário de Florianópolis e fizeram o melhor trabalho do Ensino Fundamental II

Um grupo de 15 estudantes que em 2015 frequentou o 9º ano do Centro Educacional Municipal Santa Ana, de São José, teve um dia especial na segunda-feira (21/03). Os adolescentes, com idades entre 14 e 16 anos, visitaram a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, partindo de escuna de Governador Celso Ramos com direito a jogos ambientais educativos dentro da embarcação e uma visita guiada especial para conhecer a história da fortaleza, construída entre 1739 e 1744. A visita foi um presente da Autopista Litoral Sul, concessionária que está construindo o Contorno Viário de Florianópolis, nova rodovia que prevê desviar o tráfego pesado da BR-101 na Grande Florianópolis.

O passeio foi resultado de uma premiação após o grupo ter apresentado um projeto a partir das ações desenvolvidas dentro do Programa de Educação Ambiental da Autopista. O trabalho vencedor foi selecionado por diretores da Arteris, empresa controladora da concessionária. Os alunos do Centro Educacional Santa Ana, localizado na região da Colônia Santana, fizeram um trabalho sobre a Segurança do Trabalho nas obras do Contorno, visitaram as obras e apontaram sugestões a partir do que viram in loco, sugerindo a construção de um aplicativo sobre o Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

                 A professora Raíssa Araújo, que coordenou a atividade dentro da escola, explicou que a atividade foi muito importante, pois foi uma oportunidade de mostrar a realidade fora da escola. A professora também exaltou o passeio como premiação. “O projeto da Autopista é muito bom, os alunos tiveram a oportunidade de ter uma atividade diferenciada, ir a campo buscar as informações e ter essa percepção da realidade. Além de apontar aspectos vistos na visita às obras do Contorno, eles fizeram pesquisas históricas relacionadas à preocupação e efetivação do uso de EPIs e o desenvolvimento industrial até chegar nos dias de hoje. A visita como prêmio também foi uma iniciativa muito bacana, já que muitos não têm a oportunidade de sair da comunidade em que moram e conhecer a realidade da região onde vivem”, salientou a professora.

A atividade no barco, durante o trajeto de ida e volta até a fortaleza, teve como foco a identificação da região onde grupo estava navegando, inclusive na compreensão e leitura de uma carta náutica. Os alunos participaram ativamente de uma espécie de “jogo” entre duas equipes formadas durante o passeio, sempre após a educadora explicar sobre identificação de profundidades, localização geográfica e ecossistema do mar. Para o estudante Felipe Steinbach o dia foi divertido e produtivo. “Às vezes é bom sair da sala de aula e aprender fora da escola, como aconteceu nessa visita. Com o jogo que fizemos na escuna, aprendemos brincando, deu de pegar as informações de uma maneira descontraída”, assegurou o adolescente.

No dia 11 de abril, será a vez da premiação para os pequenos. Duas turmas de 1º e 2º anos da Escola de Ensino Fundamental Califórnia – também de São José – farão a visita, com jogos e brincadeiras programadas para a faixa etária.

A Educação Ambiental do Contorno Viário de Florianópolis é desenvolvida pela equipe de Meio Ambiente da Autopista e pela empresa terceirizada Avistar Engenharia. As ações e projetos abordam temas relacionados às obras do Contorno Viário de Florianópolis, Segurança no Trânsito, Meio Ambiente, Reciclagem e Fauna para alunos do Ensino Fundamental de oito escolas da região de abrangência da nova rodovia.

Estudantes premiados com passeio de escuna
Atividades educativas em alto mar chamaram a atenção do grupo de estudantes
Estudantes na Ilha de Anhatomirim
Visita à Fortaleza de Santa Cruz, na Ilha de Anhatomirim, foi o ponto alto do passeio-prêmio