ESTUDANTES SÃO PREMIADOS PELA AUTOPISTA COM PASSEIO EDUCATIVO À FORTALEZA DE ANHATOMIRIM

Arteris
ESTUDANTES SÃO PREMIADOS PELA AUTOPISTA COM PASSEIO EDUCATIVO À FORTALEZA DE ANHATOMIRIM

Alunos de 2° e 3° anos da Escola de Ensino Fundamental Califórnia participaram do Programa de Educação Ambiental do Contorno e fizeram o melhor trabalho do Ensino Fundamental I

Um grupo de 30 estudantes da Escola de Ensino Fundamental Califórnia, de São José, teve um dia especial de aprendizado. As crianças, com idades entre 6 e 9 anos e que em 2015 frequentaram o 1° e 2° ano, visitaram a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim partindo de escuna de Governador Celso Ramos. A atividade foi acompanhada por professoras da escola e teve brincadeiras educativas dentro da embarcação e uma visita guiada especial para conhecer a história da fortaleza, construída entre 1739 e 1744. O passeio foi resultado de uma premiação após o grupo ter apresentado um projeto a partir das ações desenvolvidas dentro do Programa de Educação Ambiental da obras do Contorno Viário de Florianópolis, que está sendo construído pela Autopista Litoral Sul.

O trabalho vencedor foi selecionado por diretores da Arteris, empresa controladora da concessionária. Os alunos da Escola de Ensino Fundamental Califórnia, localizada no bairro Forquilhas, fizeram um estudo sobre as questões ambientais, envolvendo o lixo: reciclagem, reutilização de materiais, redução da quantidade do lixo no planeta. “Confeccionamos brinquedos com materiais reutilizáveis e também refletimos sobre o trânsito e construímos maquetes utilizando materiais reutilizáveis”, completou a professora Claudia Phelippe.

A professora ainda explicou que as atividades de Educação Ambiental são eficazes, principalmente pela obra estar perto e os alunos poderem conhecer o projeto do Contorno como um todo. “É importante conhecerem o que está acontecendo próximo de sua realidade e também os cuidados que precisam ter com o trânsito, para poderem ter mais segurança ao trafegar nas ruas. Além disso, estarem cientes que a empresa também se preocupa com o meio ambiente e precisa fazer trabalhos para compensar as alterações na natureza”, destacou.

Sobre o passeio-prêmio, a professora salientou que as brincadeiras realizadas pelos guias, quando contavam a história da fortaleza foi o destaque para os pequenos. “Gostaram bastante de conhecer a prisão, os canhões e fazer a trilha para encontrarem o ouro”, descreveu a professora Claudia.

A Educação Ambiental do Contorno Viário de Florianópolis é desenvolvida pela equipe de Meio Ambiente da Autopista e pela empresa terceirizada Avistar Engenharia. As ações e projetos abordam temas relacionados às obras do Contorno Viário de Florianópolis, Segurança no Trânsito, Meio Ambiente, Reciclagem e Fauna para alunos do Ensino Fundamental de oito escolas da região de abrangência da nova rodovia.

Visita alunos da EEF califórnia à Fortaleza de Anhatomirim
Durante o translado, crianças participaram de jogos e brincadeiras educativas