INDÍGENAS DA ALDEIA MACIAMBU PARTICIPAM DE OFICINA DE RECICLAGEM

Arteris
INDÍGENAS DA ALDEIA MACIAMBU PARTICIPAM DE OFICINA DE RECICLAGEM

Cerca de 20 indígenas da aldeia Maciambu, localizada no município de Palhoça, participaram da oficina que é parte do Componente Indígena do Plano Básico Ambiental do Contorno Viário de Florianópolis.

Lixo e resíduo, o que é reciclagem, materiais recicláveis, biologia da decomposição dos materiais da natureza, tempo de degradação dos materiais, estes foram os temas trabalhados pela Arteris Litoral Sul na oficina de reciclagem levada para um grupo de 20 indígenas da comunidade de Maciambu, localizada em Palhoça.

Os assuntos da oficina foram trabalhados tanto no método formal, com apresentações didáticas e imagens, como em atividades que envolveram dinâmicas de grupo buscando reforçar o conteúdo trabalhado. Para a atividade em conjunto, cada grupo escolheu recortes de imagens de objetos e deveria estimar o tempo de decomposição dos materiais em cartazes e apresentar aos demais.

No final da oficina, foram criadas junto com a comunidade da aldeia mini composteiras transparentes utilizando materiais reciclados e restos de comida proveniente do lanche servido no treinamento. O objetivo é acompanhar a decomposição do material e para isso as composteiras ficaram dispostas na escola na comunidade Maciambu e serão retomadas nas próximas oficinas.

O Componente Indígena do Plano Básico Ambiental (CI-PBA) é um programa integrante do processo de Licenciamento Ambiental do Contorno Viário de Florianópolis que compreende *10 comunidades indígenas da região da Grande Florianópolis. As medidas que estão sendo colocadas em prática têm o objetivo de evitar, reduzir e compensar impactos socioambientais da implantação e operação da nova rodovia sobre estas comunidades indígenas na área de influência do empreendimento.

* Áreas indígenas que compõem o CI-PBA: M’biguaçu, Morro dos Cavalos, Amaral, Itanhaém, Massiambu, Praia de Fora , Cambirela, TI Ygua Porã (Amâncio), Canelinha e Praia de Fora 1.