Iniciaram as obras do viaduto do trevo do Contorno com a BR 282

Arteris Contorno Florianópolis
Iniciaram as obras do viaduto do trevo do Contorno com a BR 282

A construtora Camargo Corrêa Infra, empresa responsável pela execução das obras de construção do viaduto de interseção com a BR 282, um dos principais marcos da obra do Contorno Viário de Florianópolis, iniciou as atividades de supressão vegetal e limpeza do terreno com equipamentos de terraplanagem, como trator esteira, escavadeira e caminhões. Também está sendo feita a regularização do terreno com aterro em rocha para permitir a execução do viaduto, cujas obras já foram iniciadas com a construção das vigas e estacas de fundação.

O superintendente de investimentos do Contorno Viário da Grande Florianópolis, Marcelo Módolo, explica que a construção do viaduto do trevo de interseção com a BR 282 é uma importante etapa das obras, que vai permitir que o tráfego da BR 282 seja realizado por ele, liberando a área inferior para construção das vias do Contorno e logística dos veículos e equipamentos da obra.

Serviços de terraplanagem avançam no Trecho Sul

A Arteris Litoral Sul iniciou os serviços de terraplanagem no Trecho Sul a partir da limpeza de terreno e execução de tratamento geotécnico para construção da fundação dos aterros, que serão a próxima etapa executiva das obras na região.

Esse tratamento consiste na aplicação de manta geotêxtil, execução de colchão de areia, implantação de drenos verticais e aplicação de geogrelha, um equipamento específico para firmamento e solos, muito utilizado em obras de infraestrutura. Depois disso, são colocadas as camadas do aterro e aterro de sobrecarga, uma maneira de acelerar o processo de firmamento desse solo.

Confira nas fotos como os trabalhos são executados.