Monitoramento de fauna identifica espécies de aves no Contorno Viário

Arteris Contorno Florianópolis
Monitoramento de fauna identifica espécies de aves no Contorno Viário

Atividade é realizada periodicamente e contribui para a manutenção do ecossistema local

Quatro vezes ao ano, a equipe de meio ambiente da Arteris Litoral Sul realiza o Monitoramento de Fauna e Bioindicadores, a fim de coletar informações sobre as espécies de animais vertebrados que habitam o Contorno Viário de Florianópolis nas diferentes estações do ano.

As espécies são divididas nos grupos de aves, répteis, anfíbios, mamíferos (médios e grandes, pequenos e voadores) e peixes, em pontos diferentes do empreendimento, utilizando metodologias adequadas para cada um deles, de acordo com as características das diferentes classes.

O monitoramento de aves se dá por meio de circuitos de audição e captura com redes de neblina armadas nas áreas de trânsito dos animais. Todos os indivíduos capturados são identificados, fotografados, medidos, pesados, marcados com anilha e soltos. Esse procedimento é chamado de biometria.

“O monitoramento é importante para conhecer a fauna existente no entorno do Contorno, identificando espécies raras ou endêmicas. Além disso, ajuda a medir a interferência do empreendimento na dinâmica de vida dos animais, para estudar formas de mitigar ou minimizar os impactos sobre a fauna local”, relata a coordenadora de meio ambiente da Arteris Litoral Sul, Daniela Bussmann. Todos os profissionais envolvidos na atividade são autorizados pelo IBAMA, que também aprova as metodologias utilizadas no estudo.

Confira na galeria abaixo algumas das espécies de aves observadas na área do Contorno Viário de Florianópolis: