Novo sítio arqueológico é encontrado no Contorno

Arteris Contorno Florianópolis
Novo sítio arqueológico é encontrado no Contorno

Descoberta é feita pela equipe arqueológica que acompanha as obras

Durante as obras do Contorno Viário de Florianópolis, foi encontrado um sítio arqueológico contendo peças de louça pintadas à mão datadas do século XIX. Batizado de Cova Funda, em alusão ao nome da localidade, o espaço é de um antigo engenho, e é o oitavo sítio arqueológico identificado durante as obras do Contorno. Os materiais foram encontrados na área do emboque sul do túnel 1, em Palhoça.

Procedimentos desse tipo não são raros em obras de infraestrutura. No Contorno, os estudos iniciaram em 2014, já com a descoberta de 5 sítios arqueológicos, sendo um histórico e quatro pré-coloniais, com itens do período paleolítico. Isso deu origem a um amplo programa de educação patrimonial para os trabalhadores e as comunidades envolvidas com o empreendimento.

Por conta do potencial arqueológico da área, o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) recomendou que toda obra fosse objeto de monitoramento. Por isso, todos os passos são acompanhados por uma equipe de arqueologia, que, ao identificar objetos de interesse de pesquisa, paralisam os trabalhos e cercam o local para procurar por mais itens.

Encerrada a inspeção, com o aval do IPHAN, os trabalhos são retomados. Esses procedimentos costumam ser rápidos, não comprometendo o andamento das obras e ajudando a preservar o patrimônio histórico do estado.

A coordenadora de meio ambiente da Arteris Litoral Sul, Daniela Bussmann, destaca a importância da iniciativa “É fundamental o cuidado que a Arteris Litoral Sul toma para a conservação do patrimônio arqueológico das regiões onde atua. Temos muitas coisas a descobrir, e quando algo novo é encontrado, os especialistas têm todo suporte para fazerem o seu trabalho”.
Posteriormente, todo material é encaminhado para museus e instituições dedicadas a preservar a história local.

Sobre o Contorno

O Contorno de Florianópolis é um dos maiores projetos de infraestrutura do País, com investimentos totais de R$ 3,7 bilhões. No pico dos trabalhos, serão 3,2 mil funcionários. Quando concluído será um corredor expresso com 50km de extensão em pista dupla, que vai permitir que o tráfego de longa distância do Corredor do Mercosul não precise cruzar áreas urbanas da região metropolitana da capital catarinense. Saiba mais em www.contornodeflorianopolis.com.br.