PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO CONTORNO DESENVOLVE DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO NAS COMUNIDADES VIZINHAS À OBRA

Arteris Contorno Florianópolis
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO CONTORNO DESENVOLVE DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO NAS COMUNIDADES VIZINHAS À OBRA

Desde 2015, a Arteris Litoral Sul desenvolve o Programa de Educação Ambiental (PEA) junto a comunidades e escolas de São José, Biguaçu, Palhoça e Governador Celso Ramos, munícipios de abrangência do Contorno Viário de Florianópolis. Entre ações específicas para estudantes e professores, pais e vizinhos da obra, se destaca o Projeto Via Cidadã, voltado ao público geral das comunidades lindeiras que vivem próximo à obra. Para compreender ainda mais a realidade da região, a equipe multidisciplinar do PEA está desenvolvendo no âmbito do projeto um diagnóstico participativo das demandas da comunidade sobre temas relacionados ao meio ambiente, para que a partir das informações coletadas sejam oferecidas oficinas de capacitação voltadas para estes grupos.

O trabalho está sendo direcionado aos principais atores sociais  que vivem próximo do traçado da nova rodovia, como representantes de associações de moradores, paróquias e líderes comunitários. Já a seleção e identificação de novos entrevistados se dá por meio de metodologia conhecida como “bola de neve”, em que o entrevistado indica uma ou mais pessoas que poderiam ser entrevistadas ou contribuir de alguma forma no processo.

O Diagnóstico Socioambiental Participativo, como é chamado o programa, já vem sendo realizado desde o segundo semestre de 2019 com o auxílio de questionários que abordam temas socioambientais gerais e o próprio contexto da obra do Contorno Viário Florianópolis. Em função da realidade do momento (situação pandêmica do coronavírus), o trabalho está sendo realizado por telefone.