PROGRAMA DESPOLUIR AVALIA A FUMAÇA DE CAMINHÕES NAS OBRAS DO CONTORNO VIÁRIO DE FLORIANÓPOLIS

Arteris
PROGRAMA DESPOLUIR AVALIA A FUMAÇA DE CAMINHÕES NAS OBRAS DO CONTORNO VIÁRIO DE FLORIANÓPOLIS

Ação previne poluição ambiental dos veículos que trabalham nas obras da nova rodovia.

Os 81 veículos de carga que transitam nas obras do Contorno Viário de Florianópolis nos trechos Norte (Biguaçu) e Intermediário (São José) passaram por um teste para verificar os níveis de opacidade da fumaça emitida – que mostra se os veículos estão aptos a circular sem risco de poluir o ar. A atividade, que foi realizada nos dias 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro, é executada pelo Despoluir: Programa Ambiental do Transporte, da Confederação Nacional do Transporte e do Serviço Social do Transporte (Sest) / Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), em parceria com a Autopista Litoral Sul.

O teste para verificar os níveis de emissão de fumaça é realizado pela FETRANCESC- Federação das Empresas de Transporte De Carga e Logística No Estado de Santa Catarina, que é responsável por executar o programa Despoluir. Entre as vantagens do serviço destaca-se o alerta aos motoristas e empresas do transporte a respeito da real situação do nível de poluição do dióxido de carbono emitido por veículos movidos a diesel.

A avaliação é feita com base nas normas do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que estabelecem os critérios e os procedimentos para medição da opacidade dos gases de escapamento para as diferentes categorias de veículos automotores, nacionais e importados.