RESTAURAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA REALIZADA PELA AUTOPISTA LITORAL SUL INTEGRA PUBLICAÇÃO APRESENTADA EM CONFERÊNCIA DA BIODIVERSIDADE

Arteris
RESTAURAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA REALIZADA PELA AUTOPISTA LITORAL SUL INTEGRA PUBLICAÇÃO APRESENTADA EM CONFERÊNCIA DA BIODIVERSIDADE

Recuperação de 350 hectares de área do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro – medida compensatória pelas obras do Contorno Viário de Florianópolis – está entre os destaques da 88ª edição da Série Técnica da Convenção para Diversidade Biológica.

Os trabalhos de restauração da Mata Atlântica na área da Baixada do Maciambu, no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (PEST), foram abordados no artigo “Os benefícios da conservação da natureza baseada em restauração compensatória na Mata Atlântica brasileira” (tradução livre), publicado em dezembro na 88ª edição da Série Técnica da Convenção para Diversidade Biológica – CDB. A apresentação da publicação se deu durante a 13ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (CBD), no México. A ação de recuperação, de responsabilidade da Autopista Litoral Sul, é medida compensatória pelas obras de construção do Contorno Viário de Florianópolis.

O artigo, elaborado pela Sociedade Proteção da Vida Silvestre e Educação Ambiental (SPVS), destaca a recuperação e proteção da Mata Atlântica no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. A princípio, a determinação seria a restauração de uma área de 83,26 hectares, mas a concessionária optou por ir além e restaurar 350 hectares. Também está previsto o plantio de mais de 20 espécies nativas, trabalho que deve iniciar no primeiro trimestre deste ano.

A publicação propõe modelos para envolvimento do setor privado em iniciativas de conservação da natureza, usando como exemplo o sucesso da parceria entre a Autopista Litoral Sul e a SPVS. No total, mais de 600 hectares de áreas na Mata Atlântica serão protegidos através dessa iniciativa.

O artigo está disponível na íntegra, entre as páginas 99 e 106, a partir da versão eletrônica da publicação, que pode ser acessada no website da CBD (link) ou da SPVS (link).