Revista de decoração Guarani é distribuída na grande Florianópolis

Arteris Contorno Florianópolis
Revista de decoração Guarani é distribuída na grande Florianópolis

Publicação visa divulgar o artesanato indígena, importante fonte de renda das aldeias

Com o intuito de divulgar aspectos da cultura indígena existente na Grande Florianópolis em espaços não ocupados por esses povos, foi lançada a revista de decoração Artesanato Guarani. A publicação foi produzida com a participação dos indígenas moradores da região e está sendo distribuída em lojas de decoração de interiores. A ação faz parte do Plano Básico Ambiental do processo de licenciamento ambiental do Contorno Viário da Grande Florianópolis.

As fotografias e os textos que constituem a revista incorporam os conceitos de projetos de decorações residenciais, mostrando a diversidade do uso do artesanato indígena e as possibilidades de sua utilização no mercado da decoração de interiores. A distribuição do material impresso em lojas de decoração, para um público que consome artesanato e decoração de interiores, pretende contribuir para o desenvolvimento socioeconômico, a manutenção e a autonomia desse povo.

A venda de artesanato é uma das principais fontes de renda das comunidades guarani, e tudo é feito seguindo ensinamentos passados de geração em geração nas aldeias. “Nessas áreas é feita a extração da matéria-prima utilizada para produção das peças diretamente da natureza, respeitando o tempo e a forma de colheita, originando uma produção sustentável. Assim, ao comprar um artesanato indígena se beneficia não só o artesão, sua família e sua comunidade, como o meio ambiente”, relata a coordenadora de meio ambiente da Arteris Litoral Sul, Daniela Bussmann.

Para elaboração da revista, foram visitadas as dez aldeias indígenas da Grande Florianópolis, que contam com cerca de 150 artesãos. A produção também contou com a assessoria de uma arquiteta especialista em decoração de interiores, apoio de duas lojas de decoração da região e fotógrafos, incluindo indígenas Guarani, que contribuíram com um olhar bastante sensível sobre a temática.

Confira mais imagens na galeria: