Simulado de combate a incêndio e de resgate foi realizado nas obras do Contorno Viário

Arteris Contorno Florianópolis
Simulado de combate a incêndio e de resgate foi realizado nas obras do Contorno Viário

Atividade em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina contou com simulação de resgate aéreo feito pelo helicóptero Arcanjo

Na quarta-feira, dia 10, a Arteris Litoral Sul, o Consórcio Túneis Litoral Sul, responsável pela realização das obras dos túneis 1 e 4 do Contorno Viário da Grande Florianópolis, e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina realizaram um simulado de combate a incêndio na região do túnel 1 da obra, em Palhoça.

Durante a atividade, que faz parte da 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho do Consórcio Túneis Litoral Sul, houve a simulação de um resgate aéreo com o acionamento do helicóptero Arcanjo, do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. O objetivo da prática é treinar os trabalhadores sobre como reagir em casos reais de acidentes e diminuir o tempo de resposta a emergências.

O Coordenador de Segurança e Saúde do Trabalho das obras do Contorno, Flavio Castro, destaca o sucesso e a importância da atividade: “O simulado foi bastante proveitoso para todos os envolvidos. Todo o nosso trabalho é pautado na prevenção de acidentes, porém os trabalhadores devem estar preparados para qualquer emergência e por isso essas práticas são frequentes nas obras realizadas pela Arteris Litoral Sul, dada a importância do aperfeiçoamento da segurança do trabalho”.

O 1º Tenente e Chefe de Instrução e Ensino do Corpo de Bombeiros de São José Luiz Gustavo Bonatelli ressaltou a importância do treinamento: “Para nós é uma situação nova, não tínhamos ainda um túnel desta dimensão. É importante sabermos o tempo de resposta da concessionária, o nosso tempo e a estrutura. A partir de agora, faremos uma análise juntamente às empresas para saber onde podemos melhorar, e continuaremos os treinamentos, abrindo as portas para outros treinamentos, como acidentes em espaços confinados e resgates em locais de difícil acesso”

Sobre o Contorno
O Contorno de Florianópolis é um dos maiores projetos de infraestrutura do País, com investimentos totais de R$ 3,7 bilhões. No pico dos trabalhos, serão 3,2 mil funcionários. Quando concluído será um corredor expresso com 50km de extensão em pista dupla, que vai permitir que o tráfego de longa distância do Corredor do Mercosul não precise cruzar áreas urbanas da região metropolitana da capital catarinense. Saiba mais em www.contornodeflorianopolis.com.br.